quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa...


Um Laço que abraça o mundo....


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
                                                Casa Branca -EUA
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiram posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


Fonte: AMUCC – Associação Brasileira de Portadores de  Câncer



                                              Palácio de Buckingham - Londres
Catedral de Brasília

                                        Teatro Amazonas, prédio histórico no Centro de Manaus,
                                             Estufa do Jardim Botânico de Curitiba.
                                                          Palácio do Planalto -Brasília.

               Que possamos compartilhar com o mundo, um olhar preventivo do referido tema.
                                                 Saudações de paz a todos.

4 comentários:

  1. Amei o post! Que mais pessoas se informem e se cuidem! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ivaneide!!!
    Um projeto muito bonito.
    Mas infelizmente câncer de mama não é um laço cor de rosa e apenas com Deus para tudo se tornar mais fácil.
    Apenas deixo a dica:
    Na dúvida procure o especialista e exija seus direitos.
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga estou passando para desejar um bom final de semana e que adorei esta postagem! Deveriamos pensar nesta doença o ano inteiro e não apenas um mês! Pois ela é silenciosa e chega sem avisar... Muita força para todas as que estão lutando contra esta doença.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindo post, querida amiga Ivaneide! É necessário todo cuidado e atenção!
    Crer em Deus é o caminho certo da fé, do amor, da esperança...precisamos nos cuidar e confiar!
    Amei ver o meu cantinho rosa na lateral direita do teu lindo espaço, fiquei muito feliz, e agradeço de coração teu carinho!

    Deus te abençoe!
    ´♥¸.•*¨)♥.•*¨)¸.•*♥¸Bjs

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos