domingo, 26 de agosto de 2012

Fênix: O pássaro de fogo


Amigos... “Das postagens que publiquei na semana, das vezes que ouço:” renasceu das cinzas, igual a fênix” e através dos comentários reflexivos dos colaboradores, pude sentir o quanto sentimos necessidade de nos reencontrarmos, até mesmo renascermos a cada hora, a cada dia e assim por diante. De repente pensei na ave fênix e resolvi publicar a história curiosa dessa ave de fogo. Espero que gostem e que possamos refletir sempre nesse renascer Providencial


fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.
Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Cumprido o ciclo de vida do Bennu, ele voava a Heliópolis, pousava sobre a pira do deus , ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.
Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que a fênix vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.
De forma semelhante a Bennu, quando a ave sentia a morte se aproximar, construía uma pira de ramos de canelasálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípicia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol.
Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.
Atualmente os estudiosos creem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.
Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a.C.. Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erroneamente designado por fénix (phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.
§  A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim.
§  Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
§  Os egípcios a tinham por "Bennu" e estava relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
§  Na China antiga a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e dainteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.RoxoAzulVermelhaBranco e Dourado.
§  No início da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.
§  No Acidente na mina San José em 2010, a cápsula que estava retirando um por um dos 33 mineiros foi chamada de Fênix, porque o resgate deles a uma profundidade muito funda de terra lembra a ressureição da ave mítica das cinzas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Feliz semana para você!!



13 comentários:

  1. Olá!Boa noite!
    Tudo bem!
    Eu por coincidência tenho uma parceira de blog que usa o nickname Fênix...na época eu soube desta história!E é bem por aí mesmo...temos que fazer de cada queda uma escada,um renascimento constante!O importante é viver!
    Obrigado pelo carinho!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Se caímos, temos que ter forças para nos erguer de novo!

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catarina!

      Obrigada querida. Já fui na sua cozinha maravilhooooosa, viu?

      Beijos e obrigada!!!

      Excluir
  3. Olá!Boa noite!
    Ivaneide!
    Tudo bem?
    ...poderia tirar uma dúvida? É que está sendo um fato recorrente no meu blog: os meus novos amigos e amigas estão entrando pelo meu blog nesta MESMA postagem que você COMENTOU. Então não sei se é por opção ou meu "feed/link" está com algum problema, pois ATUALIZO meu blog diariamente, e esta postagem é de UMA SEMANA atrás, rsrs...por favor, poderia me dizer: se foi por OPÇÃO , então, SEM problemas...se não estiver acessar meu post novo, no meu menu CLIQUE em PÁGINA INICIAL DO BLOG
    Obrigado!De coração!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. sim..entendi...Ivaneide!Refiz seu caminho...então a opção é quando entrar numa postagem que não queira ou repetida, acessar o meu menu Página Inicial DO Blog...que terá POSTAGENS MAIS ATUALIZADAS!
    Obrigado!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis

      Obrigada, assim ficará melhor para retribuir as suas visitas.

      Abraços!

      Excluir
  5. Oi, Ivaneide!
    Tem um selinho para você no meu blog na página de selinhos.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga!!

      Já fui em seu lindo espaço agradecer, viu?

      Beijos

      Excluir
  6. Oie!! adoro a simbologia da fenix e do que ela representa!!Adoro! tenho mt vontade de fazer uma tatoo dela!rsrs..mas se eu fizer mais uma meu marido me deserda...kkkk
    bjs e otima semana! ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá! lindinha!!!

    Obrigada pelo comentário no profetizando, viu?

    Então...pelo bem da família nadica de tatuagem rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Olha só.. meu marido vai tatuar uma fênix.. vou ler pra ele a história aqui! :)


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda!

      Que alegria te encontrar aqui....

      Obrigada e felicidades para seu kit familiar, viu?

      abraços fraternos

      Excluir
  9. É tudo de bom eu tive o prazer de conhecer pessoalmente.
    Estava em lua de Melkkk
    Bjus

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos